A "boa vontade" dos economistas da InfoMoney com a economia Temer (parte 1).

Chamou nossa atenção duas notícias recentes, ambas do site InfoMoney. Uma, em tom ufanista, afirma que o (abre aspas) "otimismo com o Brasil não é tão grande desde antes da reeleição de Dilma". Outra, divulga estudo da UFRJ, que afirma que "Dilma teve 3º pior PIB em 127 anos e é responsável por 90% da 'culpa'".

Ou seja, uma notícia pinta um quadro cor-de-rosa da situação econômica atual, desde a reeleição de Dilma, o que é um elogio disfarçado ao governo Temer;  a outra, ressalta um resultado desastroso, responsabilizando diretamente a presidenta Dilma (o que, claro, justificaria para alguns o golpe de 2016).

Checamos cada notícia, e, sem surpresa, constatamos as manipulações.

No primeiro caso, foi mais fácil: quem passa pela manchete, encontra no texto a informação de que o "otimismo" alardeado é atribuído a ninguém menos que ao mercado, devido à relação inversa entre os juros e o preço dos títulos da dívida (bonds) brasileiros. Com a inflação baixa (devido à RECESSÃO que o país atravessa) e a consequente expectativa de baixa dos juros devido à inflação baixa, o preço dos títulos, logicamente, tendem a subir. O investidor fica "otimista", claro, pois quer ver sua(s) conta(s) bancária(s) engordando cada vez mais. Mas enquanto o "mercado" solta rojões, chegamos agora à marca de 13 milhões de desempregados, com recessão econômica, risco de precarização do trabalho pela terceirização generalizada,  Previdência Social atacada, dentre outras barbaridades da era Temer.

Logo, quem lê a matéria entende que o "otimista" com o Brasil não é o brasileiro que tem seus direitos trabalhistas e sua aposentadoria ameaçados (a maioria esmagadora da população). Mas como muita gente se deixa levar por manchete, muita gente é induzida ao erro de acreditar que as medidas de austeridade teriam algum sucesso.

O segundo caso, analisaremos no próximo texto.

Por Francisco Mestre

Imagem: ISD

Fontes:
http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/6301923/uma-imagem-resume-otimismo-com-brasil-nao-tao-grande-desde

http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/6304349/dilma-teve-pior-pib-127-anos-responsavel-por-culpa-diz